Arborização Urbana - Viveiro de Mudas





A algum tempo venho pesquisando sobre arborização urbana, permacultura, e outras formas de intervir positivamente na sociedade e em nossas vidas. A partir dos estudos e das análises do ambiente urbano simoesfilhense percebi que o centro e algumas regiões da cidade são carentes de árvores.

As árvores são extremamente relevante nas cidades, dentre alguns dos benefícios que elas proporcionam estão: proteção contra ventos, diminuição da poluição sonora, absorção de parte dos raios solares, sombreamento, conforto térmico, ambientação à pássaros, além da absorção de parte da poluição atmosférica.

A cerca de dois meses comecei a construir um pequeno viveiro de mudas de árvores para plantar na cidade. Escolhi as árvores específicas, não pode ser qualquer uma, imagine uma mangueira ou uma jaqueira numa calçada, além das raízes e tronco quebrarem a calçada com o tempo, não deve ser nada agradável receber uma manga na cabeça. Portanto é importante escolher bem as espécies, e sempre que possível optar por espécies nativas.

Simões Filho já tem no pequeno viveiro algumas mudas de sibipirunas, ipê-rosa, dentre outras. Algumas frutíferas, que as sementes vieram do consumo doméstico, também estão marcando presença, abacate, caju, romã, pitanga... essas, plantarei algumas no quintal de casa e também darei de presente a amigos e a quem tiver interesse.

Grande parte do material utilizado no plantio foi de descarte, encontrado no lixo. Para a germinação e primeiras semanas das mudas, copos plásticos foram usados como suporte, e para o crescimento e fortalecimento delas, foram utilizados vasos feitos com garrafas PET reaproveitadas. Na primeira foto temos da esquerda para a direita o "banco de vasos", logo depois as mudas em fase de crescimento, depois, as que estão germinando, e por ultimo a goiabeira que está oferecendo proteção contra intempéries e suporte para pequenas plantas de uso doméstico, como o coentro, plantadas nas sobras das garrafas.

9 comentários:

Milana Oliveira disse...

Fiquei emocionada!
A importância das coisa é do tamanho da amplitude do olhar que lançamos sobre elas.
A utilidade dessas plantas vão além dos benefícios ecológicos.
Na medida em que suas raízes se espalham e se firmam na terra fértil da nossa cidade, seus pés se fincam também. E os nutrientes que as árvores absorverão e evidenciarão em sua copa, lhe proporcionarão uma respiração leve: a ação está encaminhada. E é exemplo e benefício para todos nós.
Obrigada!
Milana

Augusto Leal disse...

Mila, com essas palavras quem se emociona sou eu...

Muito grato!

Beijãooo

Vange Medeiros disse...

Mermão...
Vc é uma figura especial e iluminada!
Mais uma atitude sua, mas um alento para a comunidade deste planeta azul. Cada um fazendo a sua parte, é possível fazer a diferença.
Vou "copiar" o seu projeto! rs
Parabéns e obrigado!

Augusto Leal disse...

Vange meu velho!!!

É isso mesmo, cada uma fazendo sua parte pode dar contribuição relevante para a solução de vários equívocos que vemos pelo mundo a fora.

Copie sim! A ideia é justamente essa!! Se precisar de ajuda é falar!!

Abração

Rodrigo Marques disse...

São pequenas ações que realmente fazem a diferença. Procuro sempre bater nessa tecla no www.politinia.blogspot.com e tenho tido respostas positivas nesse sentido.
Parabéns pela iniciativa e pela nova cara do blog...tá show!

Anônimo disse...

Bela iniciativa meu velho.
Admirável...
Abração!

Unknown disse...

Precisamos de uma ajuda para localizar quem produza e comercialize mudas de calabura (muntingia calabura) aqui no Estado da Bahia. Agradeço as indicações possíveis
Edgard Machado
arqtur@gmail.com
77 99653354

Augusto Leal disse...

Edgard,

Sugiro alguns sites onde você talvez possa encontrar a informação que deseja:


http://www.seagri.ba.gov.br/
http://www.embrapa.br/
http://www.ibflorestas.org.br/

Espero ter ajudado!

Fau Araújo disse...

Meu amigo sempre me enchendo de orgulho! uma grande atitude de um grande homem. Tô absolutamente contagiada por essa iniciativa!

Parabéns!