Bibliocicleta, uma ideia capaz de sacudir o mundo!



O site Cultura Bahia fez uma linda matéria sobre a bibliocicleta!
 
"Nasceu em Simões Filho (município da RMS), em 2009, uma ideia capaz de sacudir o mundo: uma bicicleta adaptada para ser uma biblioteca itinerante. É a “bibliocicleta”, projeto que chegou à Mostra Novíssimos da III Bienal Brasileira do Design, em 2010, e depois ficou entre os trezentos finalistas do IF Concept Award, em 2011.
Para quem sonha com biblioteca itinerante, é bom ficar de olho..."

Clique aqui para ver a matéria completa

Foto: Ronaldo Silva

“Identidade visual” com Alexandre Wollner em Salvador



Alexandre Wollner estará em Salvador, Bahia, nos dias 03 e 04 de dezembro, para ministrar o curso de Identidade Visual, promovido pela Penso Eventos (eventos.pensodesign.com.br), desta vez, em parceria com o #DesignBaiano - que reúne profissionais de todo o Estado, com o objetivo de divulgar o mercado do design baiano.

O curso, que já aconteceu com sucesso no Rio de Janeiro, em Curitiba e São Paulo, discutirá influências, processo criativo, práticas e princípios que norteiam a construção de significado de sinais e de programas de identidade visual, por meio da apresentação de trabalhos práticos.

Pioneiro na ampliação e na profissionalização do espaço de atuação do designer no Brasil, Wollner fez parte, a convite de Max Bill, da primeira turma da Escola Ulm, na Alemanha, que serviu de modelo para a primeira escola de Design no Brasil, a ESDI, no Rio de Janeiro, criada em 1963, onde foi um dos fundadores e professor de comunicação visual. Também criou, em 1958, o primeiro escritório de Design do País, o Form-Inform, desenvolvendo identidades para empresas como Banco Itaú, Hering, Philco, Eucatex, Metal Leve e Indústrias Klabin.

O curso acontecerá no “Pestana Bahia Hotel” (rua Fonte do Boi, 216 – Rio Vermelho) e as inscrições podem ser feitas com desconto até 03 de novembro, pelo site eventos.pensodesign.com.br. Vagas Limitadas.

Serviço

Identidade Visual com Alexandre Wollner - Salvador – Bahia
Dia 03, das 8h às 17h / Dia 04, das 9h às 15h
Local: Pestana Bahia Hotel (Rua Fonte do Boi, 216 – Rio Vermelho)
Programação completa e inscrições: eventos.pensodesign.com.br
Vagas limitadas

27 de setembro de 2011 - Um dia para a história de Simões Filho

A muitos anos a classe artística e cultural do munícipio de Simões Filho luta pela valorização, reconhecimento e efetivação de seus diretos. A vontade de contribuir com o desenvolvimento cultural da cidade é expressada no olhar de cada um dos representantes da arte e da cultura local. Um sonho de embelezar nosso querida mas tão maltratada cidade por meio da arte!

27 de setembro de 2011, um dia que entrou na história da cidade de Simões Filho. Neste dia, o projeto de lei de criação do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

Foi um dia de muita alegria. Representantes das diversas linguagens artísticas estavam lá dando sua contribuição. Tivemos uma belíssima roda de capoeira organizada pelo grupo Discípulos de Paciência e outros grupos da cidade. Uma multidão se reuniu para ver a apresentação. Ficou claro no rosto de cada um que não é só no Pelourinho ou Mercado Modelo que podermos ver bonitas rodas de capoeira, que aqui em Simões Filho temos uma galera massa que vem fazendo um trabalho muito importante em suas comunidades.

A biliocicleta também estava lá fazendo parte desses maravilhoso dia!



O trabalho começa agora! Essa foi apenas a primeira etapa. Devemos concentrar nossos esforços para que a lei seja de imediato sancionada e assim que for, possamos convocar a assembléia de criação do Conselho Municipal de Cultura de Simões Filho.